segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Percurso da atleta - 1991-1995

1991
Entra no escalão de juvenis e no Corta-Mato Nacional realizado nas Açoteias não consegue uma classificação entre as 10 primeiras. Em Pista Coberta, na sua primeira participação, a atleta obtém o 2º lugar na prova de 1500m no I Torneio Montepio Jovem. A 29 e 30 de Junho participa no Inter-associações de Juvenis nas provas de 400metros e 800m, classificando-se em 4º e 3º lugar respectivamente. No Nacional de Juvenis agora nas provas de 800 e 1500m a Vanda Ribeiro ficaria em 6º e 4º lugar.

1992
Esta época seria a época de algumas frustrações, a atleta perseguia o título nacional que havia alcançado nos outros escalões, e concentrava todas as suas energias para o Corta-mato Nacional que se realizaria nas Caldas da Rainha, a atleta nunca conseguiu entrar na corrida vindo mesmo a desistir. No entanto apesar da não obtenção do título a atleta conquistaria a medalha de bronze na prova de 1500 e ficaria em 5º nos 800m no Campeonato Nacional de Juvenis realizados em Viseu, as provas seriam ganhas pela atleta Ilda Estrela (GRECAS). No km jovem Nacional obteria o 4º lugar. No entanto foi nesta época que a atleta participaria pela primeira vez em competições internacionais, a primeira seria nas Açoteias onde participaria a 26 de Março no Campeonato do Mundo de Desporto Escolar representando a equipa portuguesa de estudantes federados classificando-se na 37ª posição. Nesse mesmo ano e a 25 de Abril corria em Itália – Milão no corta-mato dos Jogos da FISEC onde terminaria na 14ª posição. Já no final da época participou no Nacional de Sub-23 na Maia onde obteve o 5º lugar na prova de 800m.

1993
Vanda Ribeiro sobe ao escalão de júnior. Inicia a época a nível nacional com um 7º lugar no Campeonato Nacional de Corta-mato realizado a 21 de Fevereiro em Viana do Castelo, a prova seria ganha por Ana Dias (Maratona Faro). A nível de Pista a atleta conquista mais duas medalhas nacionais, no Campeonato Nacional de Juniores realizado em Viseu, Vanda Ribeiro alcança o 3º lugar na prova de 1500 e o 2º lugar na prova de 800m, ambas as provas foram ganhas por Marina Amoroso (Sporting). A Nível de seniores participa nos Campeonatos de Portugal, em Lisboa, na prova de 800m alcançando a 9ª posição numa prova ganha por Carla Sacramento (Sporting).

1994
O ano de muitas decisões e algumas frustrações. Vanda Ribeiro inicia a época de corta-mato no Cross Internacional júnior, a 16 de Janeiro na Amadora, classificando-se em 14º lugar sendo a 7ª portuguesa, no entanto a 13 de Fevereiro mostra já uma subida de forma vencendo o Campeonato das beiras Absolutos realizado a 13 de Fevereiro. Quinze dias depois (27-2) tem o seu ponto alto a nível nacional vencendo o Corta-mato Nacional em Évora, a prova foi sempre bastante disputada destacando-se desde cedo um grupo de quatro atletas (Analidia Torre, Elisabete Lopes, Anália Rosa e Vanda Ribeiro) no entanto a cerca de 500 metros da prova a atleta núclista atacaria fortemente deixando as suas adversárias para trás, ficando Analídia Torre a 9 segundos de distância. Esta vitória seria o passaporte para O Campeonato do Mundo de Corta-mato que se realizaria a 26 de Março em Budapeste – Hungria, a atleta deslocar-se-ia na companhia de toda a comitiva portuguesa e juntamente com o seu treinador Brito Gordo. A atleta teria, nos aposentos, a companhia da atleta Albertina Dias que se sagraria Campeã do Mundo de Corta-mato por equipas composta também por Conceição Ferreira, Fernanda Ribeiro, Carla Sacramento, Mónica Gama e Ana Paula Oliveira. a Atleta de Gouveia, no escalão de juniores, alcançaria a 59º posição acabando a prova visivelmente debilitada sendo mesmo transportada em maca, a prova foi ganha pela atleta queniana Sally Basosio, seguida pelas suas compatriotas Rose Cheruiyot e Elizabeth Yeptanui. No Nacional de Juniores em Pista, Vanda Ribeiro alcançaria o 1º lugar na prova de 1500m e o 2º lugar na prova de 800m. Nessa época, no entanto, a atleta lutava por uma participação no Campeonato do Mundo de Juniores de pista que se realizavam em Lisboa, os seus tempos estavam bastantes próximos mas o objectivo n seria alcançado. Nos Campeonatos de Portugal alcançaria o 6º lugar na prova de 1500m ficando a 2 segundos do mínimo pretendido.

1995 – Boavista Futebol Clube
Este seria o ano de muitas mudanças na vida de Vanda, deixava o Núcleo Desporto e Cultura de Gouveia e ingressava no Boavista Futebol Clube, passa a ser treinada pelo Prof. Mário Paiva e ingressa na FCDEF da Universidade do Porto ao abrigo do estatuto de alta-competição. Seria também o seu primeiro ano como sénior. Nesse primeiro seria nos Campeonatos Nacionais Universitários que iria sobressair ganhando o Corta-mato e os 1500 em pista. Iria ao pódio nacional através nas provas de clubes tanto na pista coberta como ao ar livre ficando o Boavista em 3º lugar em ambas as competições, Vanda Ribeiro contribuiu para as medalhas através da sua participação na prova de 1500 e da estafeta de 4x400. A nível individual no Campeonato de Portugal alcançaria o 7º lugar nos 1500 e o 6º nos 800m.

Sem comentários:

Enviar um comentário