Biografia

VANDA Marina António RIBEIRO, natural de Angola, cedo veio para Portugal residindo desde logo na Cidade de Gouveia. Foi aqui que começou a dar os seus primeiros passos no mundo da corrida, participando pela primeira vez na Corrida do 1º de Maio de Gouveia no ano de 1985, onde obteve logo um primeiro lugar. O seu gosto pela corrida levou-a a participar no Corta-Mato Escolar, onde conseguiu andar perto das atletas que na altura treinavam no clube local (N.D.C.G.). Tal facto levou a que os Professores António Brito Gordo e Vaz Afonso a convencessem a ingressar no mundo do atletismo, o que veio a acontecer no Verão de 1986.
Cedo chegou a sua primeira vitória a nível Nacional, vencendo o 1º DN/Jovem de Corta-Mato, no escalão de Infantis.
Vanda Ribeiro conseguiu alcançar títulos nacionais em todos os escalões com excepção do escalão de Juvenil, onde apresenta como melhor classificação um segundo lugar no Nacional de Corta-Mato, resultado alcançado enquanto Iniciada.
Em 1994 já como Junior venceu o Campeonato Nacional de Corta-Mato, o qual lhe deu passaporte para o Campeonato do Mundo de Corta-Mato, que nessa época se realizou em Budapeste.
Durante os anos em que representou o Núcleo Desporto e Cultura de Gouveia, foi orientada pelo Professor António Brito Gordo.
Ao chegar ao escalão Sénior rumou ao Porto, onde ingressou na Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, e simultaneamente no Boavista Futebol Clube, passando a ser treinada pelo Professor Mário Paiva.
A época de 1997/98 acabou por ser a melhor a nível de marcas, realizando as suas melhores marcas pessoais, mas é na época seguinte que consegue alcançar o seu primeiro título de Campeã de Portugal, obtido na distância de 1500 metros de Pista Coberta.
Durante a sua carreira desportiva teve algumas desilusões já que ficou sempre à porta da obtenção dos desejados mínimos para grandes eventos Internacionais, desde Mundiais Juniores às Universíadas. Tal facto levou a que a atleta fizesse uma paragem na sua carreira durante o ano de 2000, apenas competindo na época de Inverno.
A partir daí voltou às competições mas apenas com o espírito de participação.
Durante a sua carreira já obteve vários títulos Regionais da Associação de Atletismo da Guarda e do Porto bem como, dos Agrupamentos de Associações de Atletismo da Zona Norte e das Beiras, em distâncias desde os 400 até aos 1500m.
Na época de 2003/2004 regressou a Gouveia e ao seu anterior Clube (Núcleo Desporto e Cultura de Gouveia), após ter terminado a sua Licenciatura em Educação Física e ingressar no mundo laboral.
Em 2006 regressa ao Boavista para encarar um novo projecto que não haveria de vingar no clube, com o fim da secção de atletismo no Boavista.
Em 2007 ingressa no GRECAS, clube de Santo António de Vagos, Vagos , Aveiro, clube que participava na II Divisão mas que apresentava como ambição alcançar a I Divisão do atletismo português. Em 2008/2009 faz uma pequena pausa para ser mãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário