1985
1 de Maio – Participa com um grupo de amigas na Corrida I de Maio realizada em Gouveia, vence a prova derrotando ao sprint a sua amiga Stella Garcia.
1986
Participa no corta-mato escolar, da Escola Preparatória de Gouveia, sendo apurada para o Corta-mato regional realizado num dia de frio e neve na Cidade da Guarda, aí é apurada novamente, desta vez para o Corta-mato Nacional que se realizaria no Algarve. Participa no 1 de Maio vencendo novamente a prova. Professores da Escola, Vaz Afonso, tentam junto da família autorização para que Vanda possa participar no Corta-mato Nacional. Professor Brito Gordo tenta também que a atleta vá representar o Núcleo Desporto e Cultura de Gouveia. No Campeonato Nacional do Desporto Escolar a aluna classifica-se em 2º lugar da geral, no sub-escalão 75/76, a Escola Preparatória de Gouveia alcançaria o 3º lugar por equipas sendo Luísa Ventura o melhor elemento da equipa. Já no final da época inicia os seus treinos (1 vez por semana) no Núcleo Desporto e Cultura de Gouveia orientada pelo Prof. Brito Gordo.
Na sua primeira participação como federada vence o I DN Jovem em Corta-mato, derrotando ao sprint a atleta Rosa Mota (Braga) e Analidia Torre (Viana do Castelo – actualmente representa o Maratona Clube de Portugal), nesse mesmo ano mas em pista alcançaria o 3º lugar nos 1000 metros do DN/jovem.
1988
Já no escalão de iniciadas a atleta obtém o terceiro lugar na prova de 1500 metros do DN/Jovem e o 2º lugar no KM/ Jovem. No corta-mato a atleta alcançou o sétimo lugar.
1989

1990
Neste ano a atleta iniciava mal a sua participação a nível nacional, na sua deslocação ao IV DN/Jovem nacional de corta-mato (Vagos 11-2) a atleta faria uma prova irreconhecível quedando-se pelo 10º lugar, nunca discutindo as posições do topo. No Km/Jovem nacional realizado na pista das Açoteias alcançaria o 3º lugar numa prova ganha pela atleta Ilda Estrela (Aveiro). No Dn/Jovem pista realizado em Lisboa ficaria em 4º lugar na prova de 1500m e em 3º nos 800m, em ambas provas voltaria a ganhar Ilda Estrela.
Sem comentários:
Enviar um comentário